quinta-feira, 19 de janeiro de 2012


A demanda por petróleo no Brasil deve crescer 2,3% neste ano, depois de avançar 2% no ano passado, projeta a Agência Internacional de Energia (AIE). A entidade estima que o consumo no mercado nacional somará 2,86 milhões de barris por dia em 2012, acima dos 2,79 milhões de 2011.
O relatório mensal divulgado pela AIE aponta que a demanda cresceu 1,2% no País até outubro, estimulada pelo querosene de aviação (10,2%). O uso desse combustível subiu em razão da atividade aquecida no setor aéreo. A entidade cita que o transporte de passageiros subiu 16,6% em novembro, na comparação anual.
Já a atividade industrial está mostrando menos dinamismo desde junho, diz a AIE. "A atividade econômica do quarto trimestre trouxe sinais mistos, dando suporte a um cenário cauteloso em 2012", afirma o relatório. A produção brasileira de petróleo deve somar 2,2 milhões de barris por dia em 2012, projeta a AIE, um aumento de 140 mil sobre 2011. Para a entidade, a oferta será sustentada pelo aumento da produção na Bacia de Santos.
Em novembro do ano passado, a produção brasileira atingiu recorde de 2,2 milhões de barris por dia, apesar do vazamento do Campo de Frade. Em janeiro, a área de Guará foi declarada comercial.
Fonte: Estadão Online. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário