segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ministro argentino pede mais investimentos da Petrobrás no país


Ministro argentino pede mais investimentos da Petrobrás no país
Julio de Vido veio ao Brasil e disse que governo argentino quer aumentar participação da Petrobrás, de 8%, para 15%, no processamento e distribuição de petróleo na Argentina.

O ministro argentino do Planejamento veio nesta sexta-feira (20) ao Brasil pedir mais investimentos da Petrobrás no setor de combustíveis. Isso na mesma semana em que o governo da Argentina surpreendeu o mundo ao expropriar a petroleira YPF.
 
No ministério de Minas e Energia, Julio de Vido conversou, a portas fechadas, com a presidente da Petrobrás, Graça Foster, e o ministro Edson Lobão. De Vido disse que o governo argentino quer aumentar a participação da Petrobrás no processamento e distribuição de petróleo na Argentina de 8%, para 15%: "Queremos buscar maior participação e maior produção”.

O governo brasileiro disse que vai analisar a proposta. Na segunda-feira (16), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, decidiu nacionalizar a petrolífera YPF. Na prática, tirou o controleespanhol da empresa, o que provocou críticas de outros países.

Enquanto Julio de Vido se reunia com ministros do governo brasileiro, o governo espanhol anunciou a primeira reação. Os espanhóis restringiram a entrada de biodiesel argentino no país. Uma represália comercial.

Também nesta sexta-feira, o Parlamento Europeu aprovou uma resolução em que condena como unilateral e arbitrária a expropriação da YPF. A resolução pede a suspensão das tarifas preferenciais que beneficiam as exportações argentinas ao bloco. No Brasil, o ministro, Edson Lobão, negou que haja riscos para os negócios da Petrobrás na Argentina: “Nós confiamos nas nossas relações com a Argentina, são relações sólidas. Não temos razões pra duvidar do governo da Argentina”.

Fonte: jornalfloripa

Nenhum comentário:

Postar um comentário